Gaia na Escola

IMG_3508A humanidade está enfrentando profundas transformações e a vigente crise global nos desafia a rever padrões de produção e consumo, transformando a relação que temos com os recursos naturais.

Nossos valores estão sendo repensados e a Permacultura e a Sustentabilidade surgem como pilares para as práticas que orientam o bem-viver em comunidade.

Segundo a Teoria dos Sistemas Vivos, desenvolvida por Fritjof Capra, não podemos mais olhar para a natureza com um pensamento tecnicista e cartesiano. Devemos entender que ela funciona como um organismo vivo e que as soluções devem ser aplicadas de maneira holística e integrada.

O programa GAIA NA ESCOLA – Educando para sustentabilidade tem como objetivo aprofundar os principais conceitos e práticas eco-pedagógicas, oferecendo aos estudantes instrumentos para o design sustentável de suas localidades, inspirando olhares diferenciados na construção de processos coletivos de aprendizagem.

Objetivos do programa:

  • Desenvolver atividades a serem implementadas com os estudantes para o design regenerativo de habitats. 
  • Instrumentalizar educadores e educadoras para o desenvolvimento da Aprendizagem baseada em Projetos em escolas e comunidades.
  • Criar um Fórum permanente para debates e trocas de experiências.
  • Estabelecer uma Rede de atores envolvidos na realização de projetos de Educação alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Certificação:

Ao final do programa você poderá requisitar a sua certificação como escola integrante da rede Gaia na Escola, e participar de uma comunidade global de educadores alinhados com as metas da agenda 2030.

Público-alvo:

O público alvo desse programa são professores no Ensino Fundamental e Ensino Médio, que estejam dispostos a criar projetos de Educação para Sustentabilidade em suas escolas. 

Cronograma:

Duração: 8 meses.

Conheça as bases metodológicas do nosso programa:

O Programa Gaia na Escola é baseado no currículo do curso de Design para Sustentabilidade da Fundação Educação Gaia e é realizado durante os meses de março a novembro, do ano escolar. O programa tem como objetivo incorporar o ensino e a aprendizagem para o desenvolvimento sustentável da comunidade e exige que o mesmo seja integrado ao longo do currículo da Escola de maneira holística, em vez de ser ensinado de forma independente. O currículo do programa está alinhado com as 4 dimensões do curso de Design para Sustentabilidade, apresentadas abaixo:

mandalagaia

A abordagem do GAIA NA ESCOLA – Educando para a Sustentabilidade apresenta uma oportunidade significativa para as escolas. Pode melhorar o desempenho ambiental como instituições e também promover a governança integrada, o envolvimento das partes interessadas e da comunidade, transmitindo os valores e as ferramentas que as crianças e os jovens de hoje precisarão para construir e manter sociedades mais sustentáveis.

As abordagens do GAIA NA ESCOLA também defendem o aprendizado ativo e participativo, uma característica da Educação para Sustentabilidade, e pedem que toda a escola, incluindo estudantes, educadores e administradores, se envolvam ativamente no trabalho em direção a uma escola sustentável totalmente integrada ao currículo.

gaia-edu-new-logoUma escola interessada em desenvolver um Programa GAIA NA ESCOLA certificado projetará e adotará seu próprio programa seguindo o currículo principal do Educação Gaia, os critérios de certificação e o contexto local. Depois disso, a escola pode solicitar a certificação e, quando certificada, torna-se oficialmente participante do Programa GAIA NA ESCOLA.

O Educação Gaia foi criado por um grupo de educadores e designers de ecovilas de diversos países. Este grupo denominado GEESE (Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth), vem se reunindo desde 1998 com o objetivo de disponibilizar para o mundo os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nas ecovilas.

Desde 2006, o Educação Gaia tem apoiado com sucesso a realização de mais de 270 programas em 50 países e seis continentes, atingindo mais de 17.000 alunos. Os programas de Design para Sustentabilidade foram oferecidos em ambientes que variam de comunidades tribais e tradicionais a ecovilas intencionais; favelas urbanas a universidades e centros de treinamento.

Os participantes se tornam agentes de mudança e designer de sustentabilidade, assumindo papéis ativos na transição de suas comunidades, instituições e bairros, para padrões mais sustentáveis ​​de produção e consumo, bem como levando vidas mais alegres, mais significativas e mais saudáveis.

Etapas do programa:

Módulo 1

______________________________________________________

Etapa 1: Conhecendo a nossa realidade.

– Introdução ao design ecológico e regenerativo.

– Sociocracia, Consumo consciente, Economia Colaborativa e Criativa. 

– Atividades de Diagnóstico e mapeamento sócio-ambiental.

____________________________________________________

Etapa 2: Desenvolvendo Projetos Regenerativos. 

– Conhecendo os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. 

– Dinâmicas para o design de Comunidades Sustentáveis.

– Tecendo Redes: Edu-comunicação.

Módulo 2

______________________________________________________

Etapa 3: Criando Comunidades de Aprendizagem.

– Agricultura Ecológica e sistemas agroflorestais. Desenvolvendo a horta escolar.

– Sustentabilidade na prática: Saneamento ecológico, Técnicas de Bioconstrução e Energias Renováveis para o século XXI. 

– Desenvolvimento de Projetos. 

______________________________________________________

Etapa 4: Apresentação dos Projetos / Avaliação / Celebração.

– Feira de transformação socioambiental. 

– Avaliação dos processos de Aprendizagem e Celebração.

 

Tutoria:


IMG_3508Leandro Basil é graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e formado em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education tornando-se integrante da equipe internacional de educadores GEESE (Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável). 

Desde 2006 vem atuando na aplicação de projetos de Educação para Sustentabilidade ​​em escolas, é professor de sociologia da rede estadual do Rio de Janeiro desde 2015 e diretor do Instituto Gaia Sustentável desde 2010.

A dinâmica de trabalhar com projetos cria a possibilidade de que os jovens repensem suas realidades e criem novos mundos.

Através do programa Gaia na Escola tento fortalecer o desenvolvimento de Comunidades e Escolas Sustentáveis, ​​divulgando práticas e metodologias para a criação de sistemas ecológicos e socioeconômicos mais inclusivos e justos.”

 

Quer montar uma turma com os professores da sua escola?

Fale conosco!

Formulário de Inscrição

 

Ou entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e receba mais informações sobre este e outros programas!

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑