Gaia Escola

IMG_9080A humanidade está enfrentando profundas transformações e a vigente crise global nos desafia a rever nossos padrões de produção e consumo, transformando a relação que temos com os recursos naturais.

 Nossos valores estão sendo repensados e a Permacultura e a Sustentabilidade surgem como pilares para a prática desses valores que orientam o bem viver em comunidade.

 Segundo a Teoria dos Sistemas Vivos, desenvolvida por Fritjof Capra, não podemos mais olhar para a natureza com um olhar tecnicista e cartesiano. Devemos entender que a natureza funciona como um organismo vivo e que as soluções devem ser aplicadas de maneira holística e integrada.

 O programa GAIA ESCOLA, educando para sustentabilidade tem como objetivo aprofundar os principais conceitos e práticas eco-pedagógicas, oferecendo aos estudantes instrumentos para o design sustentável de suas localidades, inspirando olhares diferenciados na construção de processos coletivos de aprendizagem.

Conteúdos do programa:

______________________________________________________

IMG_8013Módulo 1: Conhecendo a nossa realidade.

– Introdução ao design ecológico e regenerativo.

– Atividades de pesquisa, diagnóstico e mapeamento sócio-ambiental.

– Sociocracia e Comunicação não-violenta.

    ______________________________________________________


Módulo 2: Desenhando Habitações Sustentáveis. 

IMG_8409

– Dinâmicas para o design de Comunidades Sustentáveis.

– Metodologias para elaboração e planejamento de projetos.

– Economia Solidária e Colaborativa.

______________________________________________________

IMG_8287
Módulo 3: Criando Comunidades de Aprendizagem.

 – Implementação prática dos Projetos.

 – Ativando o protagonismo e envolvendo a Comunidade.

 – Ecologia Profunda e Permacultura

______________________________________________________


IMG_9087Módulo 4: Avaliação / Celebração.

– Avaliação dos processos de Aprendizagem.

– Edu-comunicação.

– Visões de Mundo – Criando Redes.

______________________________________________________

 

O Programa Gaia Escola é um programa escolar baseado no currículo do curso de Design para Sustentabilidade da Fundação Educação Gaia e realizado durante um período de tempo específico durante um ano escolar. O programa tem como objetivo incorporar o ensino e a aprendizagem para o desenvolvimento sustentável da comunidade e exige que o desenvolvimento sustentável seja integrado ao longo do currículo da Escola de maneira holística, em vez de ser ensinado de forma independente. Essa abordagem apóia a noção de que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) é a educação para o desenvolvimento sustentável, e não a educação sobre o desenvolvimento sustentável.

gaia-edu-new-logo

A abordagem de toda a escola do Educação Gaia para ESD apresenta uma oportunidade significativa para as escolas. Não apenas pode melhorar o desempenho ambiental das escolas como instituições, mas também promover a governança integrada, o envolvimento das partes interessadas e da comunidade, transmitindo os valores e as ferramentas que as crianças e os jovens de hoje precisarão para construir e manter sociedades mais sustentáveis.

As abordagens do Gaia Escola também defendem o aprendizado ativo e participativo, uma característica da EDS, e pedem que toda a escola, incluindo estudantes, educadores e administradores, se envolva ativamente no trabalho em direção a uma escola sustentável, com EDS totalmente integrada ao currículo. 

Uma escola interessada em desenvolver um Programa Gaia Escola certificado projetará e adotará seu próprio programa seguindo o currículo principal do Educação Gaia, os critérios de certificação e o contexto local. Depois disso, a escola pode solicitar a certificação e, quando certificada, torna-se oficialmente participante do Programa Gaia Escola.

O Educação Gaia foi criado por um grupo de educadores e designers de ecovilas de diversos países. Este grupo denominado GEESE (Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth), vem se reunindo desde 1998 com o objetivo de disponibilizar para o mundo os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nas ecovilas.

Desde 2006, o Educação Gaia tem apoiado com sucesso a realização de mais de 270 programas em 50 países e seis continentes, atingindo mais de 17.000 alunos. Os programas de Design para Sustentabilidade foram oferecidos em ambientes que variam de comunidades tribais e tradicionais a ecovilas intencionais, de favelas urbanas a universidades e centros de treinamento.

Os participantes se tornam agentes de mudança e designers de sustentabilidade, assumindo papéis ativos na transição de suas comunidades, instituições e bairros, para padrões mais sustentáveis ​​de produção e consumo, bem como levando vidas mais alegres, mais significativas e mais saudáveis.

mandalagaia

Entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e receba mais informações sobre este e outros programas!

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: