Oficinas

OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminaram na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

17-Objetivos-do-Milenio.jpg

O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação. Confira a íntegra dos ODS acordados.

O Brasil desempenhou papel fundamental na implementação dos ODM e tem mostrado grande empenho no processo em torno dos ODS, com representação nos diversos comitês criados para apoiar o processo pós-2015. Tendo sediado a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), bem como a Conferência Rio +20, em 2012, o Brasil tem um papel importante a desempenhar na promoção da Agenda Pós-2015. As inovações brasileiras em termos de políticas públicas também são vistas como contribuições para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

ALCANÇANDO OS OBJETIVOS GLOBAIS – UMA COMUNIDADE DE CADA VEZ.

TREINAMENTO DE MULTIPLICADORES

 

flashcardsUm workshop altamente interativo e participativo que convida os participantes a se engajarem progressivamente em conversas sobre a relevância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) utilizando um conjunto de Cartões de Implementação Comunitária (Flashcards) contendo mais de 200 questões estruturadas dentro das quatro dimensões da abordagem sistêmica do Educação Gaia para a sustentabilidade.

Os Cartões sobre os ODS foram concebidos para elevar a consciência a respeito dos ODS entre os atores regionais e nacionais. Eles também se propõem a criar um ambiente que fomente o processo de localização, apoiando a capacitação de agentes regionais para criarem de forma integrada estratégias e planos de implantação dos ODS.

O Duplo Propósito do Treinamento de Multiplicadores:

multipliers

 
.Dar início a conversações focadas nas comunidades sobre a implementação em cada local dos ODS.
 

.Treinar pessoas para se tornarem multiplicadores de tais conversações.

O roteiro do workshop foi estruturado de modo a permitir que os participantes repliquem os treinamentos em formatos apropriados para trabalhos com grupos pequenos e grandes, e também para capacitações personalizadas para órgãos governamentais, universidades, escolas e grupos comunitários em suas regiões.
xx

FACILITADOR:

18485626_10213071262118275_6992161507114158570_nLeandro Basil é graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e formado em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education tornando-se integrante da equipe internacional de educadores GEESE (Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável).

Tornou-se um dos fundadores, em 2009, da Aldeia da Mata Atlântica, uma eco-aldeia no interior do estado do Rio de Janeiro onde desenvolve projetos de Permacultura e Educação para a Sustentabilidade.

Trabalha há 12 anos na aplicação de projetos sustentáveis ​​em escolas, é bio-construtor e diretor do Instituto Gaia Sustentável desde 2012.

Propõe, através do Instituto, o desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis ​​com a criação de sistemas ecológicos e socioeconômicos mais inclusivos e justos.

Conheça mais em:
 

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: