Práticas em Saneamento Ecológico

O problema da falta de água tem assombrado muitas pessoas no mundo todo. Por ano, 25 milhões de pessoas morrem devido ao consumo de água contaminada.

Ainda hoje, 1,4 bilhões de pessoas não possuem acesso à água potável e 2,4 bilhões de pessoas não possui saneamento básico (aproximadamente 1/3 da população global).

agua5Por se tratar de um bem vital para a existência da vida, o bom uso dos recursos d’água se tornou um dos temas mais importantes do século XXI, tendo grande repercussão no Brasil, especialmente nos últimos anos.

Muitos desses problemas de escassez, que hoje enfrentamos, estão ligados a má conservação dos recursos hídricos.

O desmatamento de nascentes e a poluição dos mananciais com o despejo de esgoto in natura e/ou resíduos tóxicos são os fatos mais graves, perpetrados tanto por indústrias quanto por indivíduos, muitas vezes com aval do próprio poder público.

Nós já possuímos tecnologia suficiente para resolver esses problemas e evitar o colapso hídrico, utilizando práticas de saneamento ecológico economicamente acessíveis e sustentáveis. Esses sistemas de tratamento e conservação dos fluxos d’água são eficazes tanto para comunidades rurais quanto urbanas.

Tudo está ligado ao modo como reaproveitamos os recursos e nos integramos ao ciclo da água. A abordagem sistêmica da água propõe um conscientização sobre os seus ciclos, de modo que a conservação e a reutilização dos recursos possa transformar modelos de escassez em sistemas de abundância.

despejo de esgoto no rio vermelho. foto:Marcos MagalhãesDesastres ambientais como a contaminação das águas e do solo por substâncias tóxicas, dentre várias outras situações comuns que são ocasionadas pelo crescimento da atividade humana, são passíveis de terem suas consequências minimizadas pelo uso de técnicas de biorremediação.

______________________________________________________

13521897_509720582551491_8572942742782990209_n

Objetivos gerais: Construimos sistemas de saneamento ecológico domésticos, com enfoque para geração de recursos (nutrientes), reutilização da água e implementação de sistemas de baixo custo. Compreensão do ciclo da água dentro da perspectiva da Permacultura e do Eco-saneamento.

Temas:
.Conservação dos fluxos d’água
.Implantação de métodos de tratamento de águas negras e cinzas
.Sistemas aeróbicos e anaeróbios
.Estações de Tratamento de Efluentes
.Tratamento por Zonas de Raízes
.Bacia de evapotranspiração
.Bio-Filtro e bio-digestor

.Jardins filtrantes
.Círculo de bananeiras
.Sanitário compostável
.Produtos ecológicos para limpeza e higiene pessoal
E outras técnicas utilizadas atualmente para tratamento e purificação dos fluxos de água.

______________________________________________________

CONHEÇA NOSSOS CONSULTORES.

______________________________________________________

Este slideshow necessita de JavaScript.

BAIXE GRATUITAMENTE O MANUAL PERMACULTURAL CLICANDO AQUI!

O projeto traz muitos benefícios para o local como a produção de sistemas agroflorestais, bio-construções e soluções para o saneamento ecológico. Para quem participa é um importante momento para aprender e vivenciar práticas permaculturais, experimentando momentos de harmonia coletiva e integração com o ritmo da natureza. 

Para os Facilitadores é um momento onde as teias são fortalecidas e a rede de colaboradores se expande, agregando mais atores na construção de uma sociedade equilibrada e conectada aos ciclos abundantes de Gaia. 

Entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e receba mais informações sobre estes e outros projetos!

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: