Permacultural

13139171_889439577868802_4780965175293704817_n Oferecemos consultorias para projetos, escolas, pessoas, empreendimentos, comunidades e todos aqueles que desejam transformar sua realidade criando modelos de habitação sustentável e uma vida integrada aos ciclos da natureza.

Transformamos seu espaço em um local ecológico, fazemos o desenho de seu projeto, facilitamos processos comunitários de aprendizagem através de palestras, workshops, brincadeiras e outras atividades práticas que envolvem a criação coletiva de projetos.

Construímos casas e parques ecológicos, adequamos as melhores soluções de eco-saneamento, jardins medicinais e hortas agroecológicas na sua casa ou empreendimento.

Conte-nos um pouco mais sobre seu sonho para que possamos colaborar para realiza-lo!

Se torne um parceiro do Instituto Gaia Sustentável e faça parte dessa rede de sustentabilidade.

CONHEÇA NOSSOS PROCEDIMENTOS, SERVIÇOS E TÉCNICAS UTILIZADAS:

_____________________________

Hortas Agroecológicas e Sistemas Agroflorestais.

  

agroecologia   A Agroecologia agrega saberes populares e tradicionais aos conhecimentos científicos das ciências naturais e sociais, acreditando que a valorização do camponês é fundamental para a fixação do homem no campo e para manutenção de um meio de vida sustentável.

“As práticas agroecológicas podem ser vistas como práticas de resistência da agricultura familiar perante o processo de exclusão no meio rural e de homogeneização das paisagens de cultivo. Essas práticas se baseiam na pequena propriedade, na força de trabalho familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais e ligados a redes regionais de produção e distribuição de alimentos.”

Objetivos gerais: Trabalhamos os princípios do Design Permacultural e da Agroecologia desde o bom preparo do solo até a implantação e manejo dos sistemas agroflorestais, demonstrando como criar sistemas intensivos e bem equilibrados adaptados às características bioregionais.

Procedimentos, serviços e técnicas utilizadas:
.Implantação de hortas orgânicas e agroecológicas
.Introdução das Técnicas de plantio:
-Preparo do Solo
-Adubação orgânica
-Adubação verde
-Design agroecológico
.Compostagem
.Controle de Pragas
.Sementes Crioulas
.Cadastro e certificação orgânica

.Identificação e uso de ervas aromáticas e plantas medicinais
.Épocas de cultivo e técnicas de manejo

_____________________________

Práticas em Saneamento Ecológico.

O problema da falta de água tem assombrado muitas pessoas no mundo todo. Por ano, 25 milhões de pessoas morrem devido ao consumo de água contaminada.

Ainda hoje, 1,4 bilhões de pessoas não possuem acesso à água potável e 2,4 bilhões de pessoas não possui saneamento básico (aproximadamente 1/3 da população global).

cachoeira aldeia velha. foto:Gesiel CamposPor se tratar de um bem vital para a existência da vida, o bom uso dos recursos d’água se tornou um dos temas mais importantes do século XXI, tendo grande repercussão no Brasil, especialmente nos últimos anos.

Muitos desses problemas de escassez, que hoje enfrentamos, estão ligados a má conservação dos recursos hídricos.

Nós já possuímos tecnologia suficiente para resolver esses problemas e evitar o colapso hídrico, utilizando práticas de saneamento ecológico economicamente acessíveis e sustentáveis. Esses sistemas de tratamento e conservação dos fluxos d’água são eficazes tanto para comunidades rurais quanto urbanas.

13521897_509720582551491_8572942742782990209_n

Objetivos gerais: Construimos sistemas de saneamento ecológico domésticos, com enfoque para geração de recursos (nutrientes), reutilização da água e implementação de sistemas de baixo custo. Compreensão do ciclo da água dentro da perspectiva da Permacultura e do Eco-saneamento.

Procedimentos, serviços e técnicas utilizadas:
.Conservação dos fluxos d’água 
.Implantação de métodos de tratamento de águas negras e cinzas
.Observação de sistemas aeróbicos e anaeróbios
.Estação de Tratamento de Efluentes
.Bacia de evapotranspiração
.Tratamento por Zonas de Raízes

.Bio-Filtro e bio-digestor
.Jardins filtrantes
.Sanitário compostável
.Produtos ecológicos para limpeza e higiene pessoal

.Captação de água da chuva
.Círculo de bananeiras
E outras técnicas utilizadas atualmente para tratamento e purificação dos fluxos de água.

_____________________________

Construindo Habitações Sustentáveis.

A terra é o material mais abundante do planeta e também um dos mais eficientes na construção de habitações ecológicas. Por ser facilmente encontrado, está presente na maioria das construções feitas pelo mundo e estimasse que mais de 50% da população mundial hoje viva em habitações construídas com terra.

As técnicas de construção com terra são relativamente simples e qualquer pessoa com um treinamento básico e um estudo das técnicas atualmente difundidas pode começar a construir sua própria casa.

img_4060

Objetivos gerais: Construção de casas, parques e áreas externas utilizando algumas das principais técnicas de construção sustentável, utilizando apenas materiais ecológicos e de baixo impacto sócio-ambiental.

Procedimentos, serviços e técnicas utilizadas:
.Taipa de mão
.Terra ensacada
.Tijolos de Adobe
.Construções com Bambu
.Telhados Verdes
.Reboco Ecológico

______________________________________________________

CONHEÇA NOSSOS CONSULTORES.

______________________________________________________

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

BAIXE O MANUAL PERMACULTURAL CLICANDO AQUI!

O projeto traz muitos benefícios para o local como a produção de sistemas agroflorestais, bio-construções e soluções para o saneamento ecológico. Para quem participa é um importante momento para aprender e vivenciar práticas permaculturais, experimentando momentos de harmonia coletiva e integração com o ritmo da natureza. 

Para os Consultores é um momento onde as teias são fortalecidas e a rede de colaboradores se expande, agregando mais atores na construção de uma sociedade equilibrada e conectada aos ciclos abundantes de Gaia. 

FAÇA UMA CONSULTORIA ONLINE GRATUITA!

Entre em contato pelo email: institutogaiasustentavel@gmail.com e receba mais informações sobre estes e outros projetos!

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: