Design para Sustentabilidade

gaia-edu-new-logoO Programa Gaia Education foi criado por um grupo de educadores e designers de ecovilas de diversos países. Este grupo denominado GEESE (Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth), vem se reunindo desde 1998 com o objetivo de disponibilizar para o mundo os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nas ecovilas.

Desde 2006, o Gaia Education tem apoiado com sucesso a realização de mais de 270 programas em 50 países e seis continentes, atingindo mais de 17.000 alunos. Os programas de Design para Sustentabilidade foram oferecidos em ambientes que variam de comunidades tribais e tradicionais a ecovilas intencionais, de favelas urbanas a universidades e centros de treinamento.

Os participantes se tornam agentes de mudança e designers de sustentabilidade, assumindo papéis ativos na transição de suas comunidades, instituições e bairros, para padrões mais sustentáveis ​​de produção e consumo, bem como levando vidas mais alegres, mais significativas e mais saudáveis.

Os programas são baseados nas quatro dimensões centrais do Currículo de Design de Ecovilas do Gaia Education: as dimensões Social, Visão de Mundo, Ecológica e Econômica da sustentabilidade.

mandalagaia

A Rede Gaia Serra-Mar nasceu com o propósito de fortalecer o elo entre as diversas comunidades, grupos e pessoas que estão buscando modelos regenerativos de habitação humana na região Serrana do Rio de Janeiro.

O programa é imersivo e integra atividades holísticas e colaborativas reconectando nossa consciência à profunda abundância da teia de Gaia.

programa é imersivo e inclui muitas atividades ao ar livre reconectando nossa consciência à profunda abundância da teia de Gaia.

A proposta é oferecer as quatro dimensões do Gaia Education de forma vivencial, dispondo de experiências práticas e dinâmicas que tornem possível um entendimento mais profundo dos campos da ecologia e da sustentabilidade.

Dimensão Social – de 21 a 26/01/19
Criando comunidade e abraçando diversidade
Habilidades de Comunicação e Tomadas de Decisão 
Liderança Sistêmica e Empoderamento
Arte, Rituais e Transformação Social
Educação, Redes Pessoais e Ativismo 

Dimensão Econômica – de 28/01 a 02/02/19
Transformar a economia global em sustentabilidade
Sustento Justo
Economias Locais
Moedas e Bancos Locais
Temas Legais e Financeiros

Dimensão Ecológica – de 01 a 06/07/19
Design Integrado de Ecovilas
Alimentos Locais e Ciclos de Nutrientes
Água, Energias e Infraestrutura
Restauração da Natureza, Recuperação de Desastres
Construção e Renovação Ecológica 

Dimensão Visão de Mundo – de 08 a 13/07/19
Visão de Mundo Holística
Reconexão com a Natureza
Transformação da Consciência
Saúde Pessoal e planetária
Espiritualidade Socialmente Engajada


O curso acontecerá no Hostel Caminho das Andorinhas, em Aldeia Velha, no município de Silva Jardim (RJ). O local está entremeado entre as águas do Rio Macharet e as montanhas da Serra Grande e dispõe de estrutura rústica e conforto para acomodar esse grande encontro.

 

 

Conheça nossos Facilitadores:

unnamed

Surian dos Santos é artista, educador e permacultor, engajado na regeneração de paisagens e relações. Graduado em Comunicação Social pela UFRJ, há mais de uma década facilita grupos em vivências e percursos de aprendizagem voltados para a auto-investigação e o cuidado com a vida. Pesquisador de tecnologias apropriadas para a autonomia comunitária, graduou-se na escola de Bicitecnologias Apropriadas – Bicitec (Guatemala) e estudou cozinha solar na Tamera Solar Village (Portugal), além de ter visitado diversas comunidades no Brasil e no mundo.

Pesquisa a potência da empatia e da abertura de espaços de transparência e vulnerabilidade com base no Fórum (Zegg Forum) e na Comunicação Não-Violenta. E desenvolve um estudo da masculinidade e da fraternidade através de círculos de homens. Atualmente, dá aulas e faz a coordenação pedagógica do curso de Design em Permacultura do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) e mora num sítio em Lumiar, Nova Friburgo, RJ.

unnamed-1

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura” (Multifoco, 2008). Atualmente é doutoranda do programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ, onde desenvolve a pesquisa “Juventude, comunidade e política: Gaia Jovem experimentando o ser em ação”.

Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Tem se dedicado nos últimos anos a estudar processos de colaboração e atuar como pesquisadora, facilitadora de grupos e gestora de projetos na área de cultura, educação, sociedade, tecnologia, sustentabilidade e novos modelos organizacionais. Formada em 2014 no Gaia Education, coordena o programa Gaia Jovem, onde vem desenvolvendo uma metodologia integrada de educação e desenvolvimento pessoal para jovens.

30581728_2152384451457067_4912479983646297331_n

Gustavo Poolmann é permacultor, Engenheiro Florestal formado pela UFRRJ, guardião de sementes e das aguas, membro fundador da Aldeia da Mata Atlantica (RJ) e focalizador da Pétala de Agroecologia e Permacultura da Caravana ArcoÍris pela Paz,com formação em design de Sustentabilidade pelo Gaia Education, conselheiro da pétala nômade do Conselho de Assentamentos Sustentáveisdas Américas (CASA), txai no projeto PermaCultura nas Aldeias junto aos povos indigenas na floresta, atualmente vem realizando projetos de Permacultura Social apoiando e contribuindo no planejamento, desenho e criação de ecovilas, implantação e manejo de sistemas agroecológicos e bioconstrução de Casas sustentáveis, saneamento ecológico e Casas nas Arvores.

33777442_1957483584262355_6953981755112030208_n

Ludmilla Reis é graduada em Artes Cênicas, Mestre em Filosofia. Orienta sua vida a partir dos princípios da agroecologia e éticas da permacultura a mais de uma década. Nos últimos 8 anos, vivendo em comunidades e assentamentos permaculturais no Brasil e no Peru, facilitou e organizou dezenas de vivências e oficinas com mestres de referência nessas áreas.

Apaixonada por práticas espirituais nativas, desenvolve um estudo da espiritualidade feminina em parceria e trilhando a 7 anos, caminhos iniciáticos conduzidos por mestras indígenas Andinas, Amazônicas e da América Central. Artista, performer e rezadora, Ludmilla acredita que a vida é nossa grande obra de arte e entende que a piores crises guardam sempre as melhores oportunidades de evoluir. Atualmente é guardiã de um sítio em Mariana-MG, onde desenvolve um trabalho regenerativo e de divulgação de boas práticas agroecológicas.

Leandro3

Leandro Basil é graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e formado em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education tornando-se integrante da equipe internacional de educadores GEESE (Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável). Escritor, Educador e Permacultor, tornou-se um dos fundadores, em 2009, da Aldeia da Mata Atlântica, uma eco-aldeia no interior do estado do Rio de Janeiro onde desenvolve projetos de Permacultura e Educação para a Sustentabilidade.

Trabalha há 12 anos na aplicação de projetos sustentáveis ​​em escolas e comunidades rurais, é professor de sociologia da rede estadual do Rio de Janeiro desde 2015 e diretor do Instituto Gaia Sustentável desde 2012. Propõe, através do Instituto, o desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis ​​com a criação de sistemas ecológicos e socioeconômicos mais inclusivos e justos. Através do teatro, desenvolveu habilidades que dialogam com as novas pedagogias participativas e cooperativas, abrindo portas para jogos eco-pedagógicos para crianças, jovens e adultos.

22016588_1574529309267514_1408916455_n

Paula Gondim é graduada e tem licenciatura em artes plásticas pela UFRJ (2008), professora de yoga pelo curso de extensão da UERJ em parceria com a Organização Internacional Espiritual de Yoga e serviço social Ananda Marga (2010), Desing em Sustentabilidade formada pelo Gaia Education (2011) e pós graduada em História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (2013). Trabalhou como gestora de projetos da ONG Pequena Semente (2011 a 2013).

Artista, performer, arte educadora e ativista das causas ambientais, atua como professora da rede estadual e municipal, lecionando artes e executando atividades extra curriculares voltado ao desenvolvimento sustentável, utilizando de novas pedagogias, economia colaborativa e jogos cooperativos e participativos como forma de estudo e pesquisa.

Atua a 10 anos facilitando oficinas e workshops voltados a novas visões de mundo, mudança de paradigmas, sustentabilidade e desenvolvimento de sistemas agroecológicos para criança de todas as idades. Mãe mulher e educadora entende a importância de conscientizar as atuais e futuras gerações para as causas de igualdade, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, como forma de criar uma nova realidade de forma saudável e justa.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: